Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Dinis Manuel Alves

Fotografia de Carlos Jorge Monteiro

A nossa língua está a mudar a uma velocidade vertiginosa e o novo acordo ortográfico está inocente. O culpado é o telemóvel, mais concretamente as SMS, palavra hermafrodita –  a maior parte das pessoas atribui-lhe o sexo feminino (que vai buscar a mensagem), mas o masculino seria o mais correcto, pois é a abreviatura de Serviço de Mensagens Escritas.

“A lei do menor esforço é um motor essencial da evolução da língua”, reconhece Dinis Manuel Alves, filho de um guindasteiro do porto do Lobito, onde nasceu há 51 anos, e que agora é o responsável pela licenciatura em Comunicação Social do Instituto Miguel Torga, de Coimbra.

A bem dizer, não é o responsável pela licenciatura, porque as SMS e o MSN não são os únicos agentes de mudança da língua. O “correctês” dá uma ajuda: o 1º ciclo é a antiga licenciatura minguada por Bolonha, o 2º ciclo respondia por mestrado e as cadeiras dão agora pelo nome de “unidades disciplinares”.

A ideia de traduzir Torga para linguagem SMS tem origem num inocente desabafo numa aula, produzido por Dinis, que é senhor de um curriculum tão trepidante e ziguezagueante como se antevê tenham de ser todos neste frenético e perigoso séc. XXI: fez Direito, foi deputado eleito pelo PS, licenciou-se em Jornalismo e vagabundeou pela rádio (TSF), televisão (TVI) e jornais (Grande Reportagem, Jornal de Coimbra, Expresso e Tal & Qual), até deitar âncora na Universidade, doutorando-se em Comunicação Social e fixando-se como professor e investigador.

“A língua nunca é uma questão fechada. Mas temos de ter normas para nos entendermos”, diz Dinis, em jeito de preâmbulo ao desabafo de quem, como ele, não acha graça ao desleixo em curso na escrita que não é propriedade privada dos alunos -  a confusão entre o s e o ç levou Vara a escrever “suspenção” e um jovem professor a dirigir-se, por escrito, ao “Concelho Científico”.

O baralhanço entre o verbo estar e ter – “eu tive em Londres” -  foi a mãe do desabafo: “Quem dá assim erros devia, de castigo, traduzir para linguagem SMS um diário inteiro do Torga!”.

Duas alunas engraçaram com a ideia, puseram o dedo no ar e iniciaram a empreitada de tradução de 27.882 palavras (114.796 caracteres) do Diário XII de Torga (diarioxii.blogspot.com), que viria a ser completada por duas miúdas do 10º ano.

Intragável, a palavra que Dinis arranjou para caracterizar o resultado final deste trabalho, não se adequa, de maneira nenhuma ao magnífico entrecosto que deitamos abaixo num restaurante que estava cheio como um ovo - sábado é dia das famílias irem almoçar fora.

O Diário XII ficou intragável em linguagem SMS por que foi escrito num tempo em que os ponteiros do relógio andavam mais devagar e as professoras não eram tratadas por stôras. Também seria intragável a visão de um Cavaco de brinco na orelha, calções à guna abaixo dos joelhos, All Stars roxas e com o nome Maria, em caracteres chineses (arranjados pelo Fernando Lima), tatuados no antebraço.

Mas, como nos avisou o Dylan, os tempos estão a mudar. 1 500 SMS por semana sabem a pouco a uma maioria de adolescentes que preferem mandar mensagens aos amigos do que estar a falar com eles de viva voz. Impregnada de oralidade, simplificada, enriquecida com smileys que sinalizam o estado de espírito, a linguagem usada no Twitter e SMS veio para ficar. O operador inglês dot.mobile traduziu para linguagem SMS as principais obras da literatura britânica.

“A esferográfica Bic foi trocada pelo teclado. Não tarda muito a serem precisas aulas para ensinar caligrafia aos adolescentes”, concluiu Dinis, que ficou triste L quando soube que, no final de um lauto almoço, tinha de empurrar o meu carro que ficara sem bateria. Só ficou feliz J quando me viu pelas costas ;-).

 

Jorge Fiel

Esta matéria foi hoje publicada no Diário de Notícias

 

Menu

D. Duarte II

Rua de Moçambique 34, Coimbra

8 bolinhas de carne … 4,00

2 entrecosto com arroz de feijão malandro… 22,00 euros

1 Quinta de Cabriz branco … 9,00

Total … 35,00 euros

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 07.12.2009

    Começai é a marchar de macha atrás e a por muita vaselina, que desta ides levar com ele até ao pescoço galinhas cuuurrompidas...

    mais uma vez, e em prátiamente todas as vitórias da agremiação encornada hà penalties não marcados contra as galinhas. desta feita ao minuto 11, e outro ao minuto 60, o david luiz, o mesmo suino que praticamente agrediu o liedson na grande area, e o arbrito viu, mas nada assinalou....

    Mas vamo-vos calar o piu de vêz, desta vez nem as ajudinhas dos bois negros vos salvarão galinhas....

    DIA 20 VAMOS DEPENAR-VOS!!!


    FORÇA FCP!!!
  • Sem imagem de perfil

    Trolho 07.12.2009

    "Anónimo Falhado da Costa Andrade", não te recomendo vaselina nem analgésicos, porque já não tens necessidade deles, tal é a folga.

    Agora "currompidos", são os "andróides", como até as mais altas instâncias desportivas europeias têm conhecimento disso. E não te apropries de ideias alheias.

    Tu "Costa Andrade", de árbitros comprados e penalties perdoados contra e inventados a favor; sabes tu, só que a tua cabeçorra transtornada troca tudo. Para ti já não há esperança.


  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 07.12.2009

    Trambolho:

    Procurei e não encontrei, onde estará a equipa maravilha das goleadas?...eh eh eh eh

    Oitavos-de-final da Taça de Portugal:

    Belenenses (Liga)-Oliveirense (Honra)/FC Porto (Liga)
    Rio Ave (Liga)-V. Guimarães (Liga)
    Chaves (Honra)-Beira-Mar (Honra)
    Aliados de Lordelo (2.ª Divisão)-Naval (Liga)
    Sporting(Liga)-Mafra (2.ª Divisão)
    Camacha (2.ª Divisão)-Pinhalnovense (2.ª Divisão)
    Nacional (Liga)-P. Ferreira (Liga)
    Freamunde (Honra)-Sp. Braga (Liga)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub