Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Connie Morrissey e Pedro Ruiz

Na origem da VivaFit, a maior rede de ginásios do país – só para mulheres e com um inovador conceito de treino baseado em três voltas a um circuito de doze máquinas -, está o encontro acidental, num dia chuvoso, na carruagem bar do comboio Alicante-Madrid, entre Constance, uma jovem e atraente americana de Washington DC, e Pedro, um engenheiro naval luso-espanhol nascido em Paris, que fora à terra do torrão fazer um exame de mergulho.

Foi há exactamente 20 anos. Constance Morrissey (Connie para os amigos), 43 anos, estava em Madrid a aperfeiçoar o espanhol, após ter concluído o curso de Comunicação e Gerontologia. Naquele fim de semana viajara com uma amiga até ao sul para fazer praia – planos frustrados pela chuva, o que lhe lembrou a frase chave de My Fair Lady (The rain in Spain falls mainly in the plain). Como não tinham lugar no compartimento (a Renfe tem destas coisas) resolveram fazer a viagem na carruagem bar, onde conheceu Pedro. Nunca mais se largaram.

Quando ela regressou ao outro lado do Atlântico, o namoro continuou por correspondência (“Ele escrevia-me cartas muito bonitas”, revela Connie num português correcto, falado com um sotaque engraçado), mas não demorou até darem o nó em Washington, em 1993, onde apenas viveram seis meses. A recessão americana, que negava empregos e oportunidades,  enxotou-os de volta à Península Ibérica.

Pedro Ruiz, 52 anos, é o segundo de sete filhos do matrimónio entre um antiquário madrileno e uma mulher que fazia questão de dar à luz em Paris, para aumentar a herança dos filhos com um passaporte francês. Tinha dez anos, quando o pai resolveu viver a reforma na Malveira da Serra. O português sem ponta de sotaque com que se expressa é a melhor prova de que cresceu do lado de cá da fronteira, onde se licenciou no Técnico, que lhe abriu as portas da Setenave.

Mas antes deste seu primeiro emprego como engenheiro, ele já tinha virado muitos frangos. Começou a ganhar os seus primeiros dinheiros a vender Bíblias em Málaga. Depois foi nadador salvador, barman, deu aulas de francês e professor de windsurf.

Escolheram almoçarmos no Restaurante do Lago, no Lagoas Park (Oeiras) onde têm montado o quartel general da VivaFit desenvolvida, uma rede de ginásios desenvolvida em franchising e que é um extraordinário caso de sucesso. No ecrã do seu computador, de onde controla tudo quanto se passa nos 113 ginásios frequentados por 40 mil sócias, Pedro confirma os números. O volume de negócios cresceu 25%, situando-se nuns invejáveis 14 milhões de euros/ano.

A ideia foi da Connie, que instalada num país estranho, começou por dar aulas de inglês. Um curso de aeróbica tirado durante umas férias nos States foi o abre-te Sésamo para a equipa que arrancou com o Holmes Place, abrindo o seu primeiro health club na Quinta da Fonte, do outro lado da A5.

Como não são do tipo de se deixarem acomodar, arriscaram em adaptar ao nosso mercado um novo conceito de ginásios que começava a fazer sucesso nos EUA – só para mulheres, low cost (a mensalidade base é de 39,90 euros), não muito exigentes em espaço (160 m2 chegam), e com um treino fácil e flexível, em sessões contínuas. A sócia chega, ocupa uma máquina livre, e animada e orientada por uma instrutora cumpre o plano de exercícios dando três voltas a doze máquinas.

“São ginásios para mulheres que não estavam habituadas a fazer exercício. Sem homens por perto, não se sentem intimidadas se forem um bocado descoordenadas e estão à vontade para tirarem as medidas e compararem o peso e centímetros que estão a perder”, explica Connie.

A coisa demorou a levantar voo. Escolheram mal a localização do primeiro ginásio (o Windlake, em Oeiras) e demoraram a acertar com lay out, iluminação e imagem. “Estivemos ano e meio a perder dinheiro. Disseram-nos que nós éramos malucos. Mas nunca duvidamos de que estávamos no caminho certo”, concluiu Pedro, que já vendeu o master franchising para Índia e está a negociar a exportação do conceito para outros países europeus e árabes.

Jorge Fiel

Esta matéria foi hoje publicada no Diário de Notícias

 

Menu

Restaurante do Lago

Lagoas Park, Porto Salvo, Oeiras

Pão … 4,20

Bruxas … 36,00

Sopa … 2,00

Robalo … 72,00

Entradas … 17,00

D. Maria 2003 tinto … 18,00

Água … 3,80

Manga … 4,50

Café …3,75

Total… 161,25 euros

 

Curiosidades

 

Pedro tinha dez anos, quando o pai, que não esquecera os horrores da sangrenta guerra civil espanhola, resolveu vender o seu negócio de antiquário em Madrid, aposentar-se e instalar-se numa casa da Malveira da Serra, para poupar a família às confusões que previa iriam sublinhar o inevitável fim do franquismo. As contas saíram-lhe furadas. Pouco depois de chegar, Salazar morreu. E a transição para a democracia em Espanha foi bem mais suave do que do lado de cá da fronteira, pelo que no Verão Quente tiveram de se refugiar em Málaga. Regressaram em 1976, quando as coisas por cá acalmaram

 

Tal como Connie, Pedro é irrequieto e empreendedor. Quando soube que dezenas de milhar de oliveiras, centenárias e milenares, iam ser submersas pela barragem do Alqueva, logo tratou de as comprar, transplantar e vender. Um negócio muito lucrativo. E nas vésperas da Expo 98, o casal Ruiz investiu, em parceria com Beatriz Rubio e Manuel Alvarez (os donos da ReMax Portugal), num parque de campismo em Alcochete para albergar os turistas de visita à exposição de Lisboa

 

Pedro e Connie estão satisfeitos por a média da frequência dos ginásios VivaFit (duas vezes por semana) ser superior à da indústria (1,78). “A nossa guerra é para elas virem e terem resultados”, diz Connie. As sócias recebem prémios (toalhas, T-Shirts, garrafas de águas, etc) sempre que alcançam os resultados, perdendo peso e centímetros 

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    AVE AGOIRENTA 16.10.2010

    O ano passado levas-te com tres na peida e etc!
    Porco vermelho,este ano estais borrados pois se perderem como é o mais certo estais arrumados do campeonato e mais uma vez se prova que sem tuneis ou escandalos estorilianos não valeis um caralho!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub