Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

O erro fatal do voo TP 653

 

No dia 6 de Agosto, o comandante do voo TP 653 tomou uma decisão cujos danos para TAP ainda não são totalmente conhecidos, mas que espero sejam muito elevados.

 

Como partiu de Amesterdão com duas horas de atraso, o comandante achou por bem agir como um pirata do ar fardado e desviou do Porto para Lisboa o destino do voo TP 653, argumentando que assim evitaria à companhia o prejuízo da anulação de um voo Lisboa-Paris.

 

Como contribuinte, acho preocupante que a estatal TAP se tenha dado ao luxo de fazer ao GES o jeito de lhe comprar, por 140 milhões de euros, a Portugália, que não fosse nacionalizada teria de fechar as portas.

 

Como cidadão, acho ultrajante a cultura de falta de respeito pelos passageiros que leva um comandante da TAP a mudar uma rota para poupar uns cobres à companhia.

 

Como portuense, sinto-me insultado porque sei (sabemos todos), que nem sequer passaria pela cabeça do infeliz comandante desviar, por razões económicas, um voo de Lisboa para o Porto.

 

A suprema infelicidade do comandante residiu no facto da equipa do FC Porto seguir a bordo do TP 653 e de os dirigentes portistas não serem gente para se acanhar quando suspeitam que há motivo para protestos.

 

O voo TP 653, que era suposto aterrar no Sá Carneiro às 16h10, aterrou em Lisboa às 18h30, e os passageiros com destino ao Porto, deficientemente informados e muito justamente mal dispostos, acabaram transferidos para um avião com mais passageiros do que lugares.

 

E como se o caldo ainda não estivesse suficientemente entornado, o comandante caprichou aom mandar prender o chefe da comitiva portista, por este, no seu entender, se ter excedido nos protestos.

 

Este episódio é revelador da falta de respeito da companhia pelos seus clientes, em particular pelos nortenhos. O menosprezo da TAP pelo Porto já é antigo e manifestou-se por anos a fio de desinvestimento, acabando com voos directos a partir do Sá Caneiro para concentrar na Portela (o tal aeroporto que está saturado) o essencial das suas operações.

 

A TAP já começou a pagar por esta sua arrogância centralista. Quando não há voo directo para o seu destino, nove em cada dez homens de negócio do Norte preferem fazer a escala em Frankfurt (os alemães aproveitaram o espaço deixado livre pela TAP para aumentarem as suas ligações diárias ao Porto) do que em Lisboa.

 

Penalizada pelos lugares de destaque que alcançou nos rankings internacionais da perda de malas e atrasos, a TAP iniciou uma campanha de lavagem da sua imagem. Da cartola, ainda só conseguiu tirar dois coelhos, ambos anémicos.

 

Anunciou com foros de notícia de primeira página, a inauguração de ligações directas do Porto a Bruxelas e Roma. Esqueceu-se de acrescentar que estas rotas se destinam a aproveitar os Fokkers que herdou da Portugália.

 

Para se calibrar a importância destas duas novas, basta ver que só a Ryanair vai abrir até ao fim do ano cinco novo voos directos do Porto para Pisa, Estocolmo, Valência, Bristol e Milão.

 

As migalhas dos voos para Bruxelas e Roma não me comovem. Por isso apoio o boicote portista. Voar na TAP, só mesmo quando não tiver alternativa.

Jorge Fiel

 

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Transmontano 31.10.2007

    Ai é, então que está aqui a fazer? Se não é a sua "praia"...

    Este assunto interessa e muito, OBVIAMENTE! Então isto teve algum jeito?????? E não falo da equipa do fcp, falo das outras pessoas do norte que vinham no avião!

    É cada um...

  • Sem imagem de perfil

    Karl Macx 31.10.2007

    Meu caro transmontano, as razões pelas quais me encontro aqui só a mim me dizem respeito.
    Contudo, não deve ter reparado que as questões que coloquei têm toda a razão de o ser.
    Especialmente a segunda.

    Mas, muito bem, se está disponível para discutir como gente civilizada, então cá vai:

    Claro que isto não teve jeito nenhum! É uma fantochada! Mas a dúvida mantém-se: quantas vezes é que isto acontece e não é denunciado?
    O problema seria bem maior se não tivessemos alternativas. Mas como o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (que, diga-se de passagem, só mesmo no Norte é que teríamos um aeroporto com o nome de alguém que morreu num avião...) até já recebeu prémios internacionais, as verdadeiras companhias aéreas internacionais sabem o que é bom.
    Foi denunciado porque a equipa do FCP ia no vôo. Pode parecer-lhe paradoxal, mas isso foi bom e foi mau. Foi bom porque teve visibilidade, foi mau porque passa a mensagem que se a equipa lá não estivesse, não teria visibilidade e que os comandantes estão mais preocupados com os balancetes da empresa do que com o bem-estar dos passageiros. Para isso existem gestores...

    Quanto a si, não se apoquente nem fique "enfunado". Se calhar - e digo-o sem conhecimento de causa - esta "praia" é mais minha que sua...

    Agora, se a sua motivação - que só a si diz respeito - é vir para aqui "mandar postas de pescada" e disparar "balázios", aponte para baixo - para sul - e não para a frente...
  • Sem imagem de perfil

    Transmontano 31.10.2007

    Má lógica e má "onda", a sua...

    Se isso acontece muitas vezes, então é deixar andar? Porque não aproveitar uma situação "mediática", como o facto de ir no avião a equipa do fcporto, para denunciar o que está, OBVIMANENTE E LOGICAMENTE, mal?

    Afinal qual é a sua?
  • Sem imagem de perfil

    Karl Macx 31.10.2007

    Estamos a inverter a lógica, não lhe parece?

    A questão: "Quantas vezes isso acontece e não é denunciado?" pede uma justificação para o facto, e não é "per se" uma justificação do facto.

    Não se deve deixar andar, antes pelo contrário, devem ser TODAS estas situações denunciadas e não só as que envolvem clubes de futebol ou personalidades, só pelo seu mediatismo!
    Senão corremos o risco de aceitar que as coisas não acontecem porque não apareceram no telejornal!
    Esse tipo de raciocínio espero-o de tipo mais a sul, não de si.

    Respondendo à sua questão "à moda da minha terra", a minha é como a dos africanos, só que branca...
  • Sem imagem de perfil

    Transmontano 31.10.2007

    Eu estava a falar de cérebros, mas pronto...
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub