Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

João Ferreira Gomes

 

A vocação para a Arquitectura começou a revelar-se no jeito para desenho e no gosto por brincar com legos. Confirmou-se com o incêndio do Chiado. Ainda adolescente, na Buraca, ajudou ao balcão de uma drogaria e fundou a Trombeta, um jornal local. Antes de ir para a faculdade, trabalhou na Dun & Bradstreet, um emprego que abriu uma nova janela na vida deste arquitecto que ganha a vida a vender janelas eficientes 

 

O arquitecto que ganha a vida

a vender janelas eficientes

 

Nome:  João Ferreira Gomes

Idade:  38 anos  

O que faz: Presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes (ANFAJE) e director comercial e de marketing da Caixiave

Formação: Licenciado em Arquitectura   

Família: Vive há oito anos em união de facto com uma socióloga que tem um negócio de moldes de plástico

Casa: Apartamento em Linda-a-Velha, Oeiras

Carro: VW Passat  

Telemóvel:  Blackberry (“que nos deixa viciados…”)

Portátil:  Tsunami (“fabricado em Portugal pela JP Sá Couto”, sublinha)

Hóbis:  Gosta de dar passeios ao ar livre (“evito ir a centros comerciais”), visitar exposições e ir ao cinema – é frequentador assíduo da Cinemateca, Gulbenkian e CCB     

Redes Sociais: Facebook, que vai actualizando através do Blackberry

Férias:  Não se mete no avião para fazer praia. “Da minha casa, em Linda a Vela ponho-me na praia de Carcavelos em menos de dez minutos”. Prefere fazer férias culturais. O ano passado esteve 15 dias em Nova Iorque. No anterior andou entre Moscovo e S. Petersburgo. Este ano talvez vá à China

Regra de ouro: O caminho faz-se andando

 

 

O incêndio do Chiado, que o apanhou no 9º ano, levou-o a tomar contacto com o mundo da Arquitectura e teve o condão de lhe acender a vocação. Ainda adolescente, começou a acompanhar os planos para recuperar a zona ardida, riscados por Álvaro Siza Vieira, o autor da edifício que João mais aprecia – o Pavilhão de Portugal - apesar que achar deplorável que se mantenha sem funções há mais de uma dúzia de anos.

Não entrou à primeira. O acesso a Arquitectura exige médias elevadas e os 92%, com que se candidatou eram curtos. Para ser admitido precisava de ter 98%. Como o dinheiro não abundava em casa, enquanto se preparava para a segunda tentativa de entrar no curso que queria, arranjou emprego, respondendo a um anúncio do Expresso Emprego que pedia um business analyst .

Durante um ano trabalhou na Dun & Bradstreet, a recolher informações comerciais, fazendo telefonemas e espiolhando à lupa relatórios e contas de centenas de empresas. Além de dinheiro, ganhou experiência e uma visão mais alargada da vida e do mundo.

Filho mais novo (o irmão, oito anos mais velho, é polícia) do casamento de uma doméstica com um responsável pela doca de Alcântara, João fez o secundário no Liceu Nacional de Queluz, onde o seu jeito para desenho deu logo nas vistas.

“Passava as aulas a desenhar. Nos primeiros dez minutos aprendia, depois distraía-me a desenhar caricaturas dos colegas e professores”, recorda João, acrescentando que por causa disso foi acumulando faltas de castigo, pois nem sempre os professores apreciavam a sua veia artística. Os primeiros sinais da vocação que o levou a arquitectura manifestavam-se nesta queda para o desenho e no gosto por brincar com legos, que ainda mantém (“Ofereço legos aos meus sobrinhos e depois aproveito e sou eu que os monto”, conta).

Desenrascado, cedo começou a ganhar dinheiro. Com 14 anos, nas férias grandes, arranjou um biscate ao balcão de uma drogaria ao pé de casa. E depois, num rasgo precoce de empreendedorismo, dinamizou o grupo de colegas do bairro que fundou um jornal local, a Trombeta, financiado com as receitas de publicidade angariadas junto dos comerciantes da Buraca.

Mas quando finalmente entrou na faculdade, teve de abandonar os ganchos. “O curso de Arquitectura é excelente, mas um full time job. Nos outros podia estudar-se de véspera. No nosso tinha de ser o ano inteiro”, conta João, que herdou do pai o seu primeiro carro, um Fiat 127 preto, com uma risca laranja, que fez mais de 250 mil km sem uma única avaria, e que ele, nas descidas, punha em ponto morto para poupar gasolina.

Acabado o curso e o estágio (no atelier de Nuno Leónidas), ainda fez alguns pequenos projectos de arquitectura, para familiares e amigos, mas logo reparou que o trabalho era pouco e a concorrência grande, pelo que tinha de se virar para outro lado. Começou por promover as torneiras Oliva, tendo como patrão Ludgero Marques, antes de em 1999 desaguar no mundo das janelas.

“Além das vantagens em segurança e isolamento acústico, ter janelas eficientes permite uma poupança até 40% em aquecimento e ar condicionado”, explica João Ferreira Gomes, que além de trabalhar, desde 2004 no departamento comercial da Caixiave (empresa de Famalicão que é  líder ibérica em janelas em PVC), fundou a Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes, para ajudar a superar as debilidades de um sector muito atomizado e que carece de inovação permanente.

Jorge Fiel

Esta matéria foi hoje publicada no Diário de Notícias

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2007
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub