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Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Sem Portela e Mais Nenhum

 

O Quartel-General da Bússola reunido de emergência há cerca de 15 minutos, aprovou um Estudo há cerca de 10 minutos que entregou ao Governo há não mais de 5 minutos, relativo às diferentes soluções de infra-estruturas aeroportuárias e às estratégias de desenvolvimento que lhe estão associadas.

 

O estudo que se sucede aos que a Associação Comercial do Porto e a CIP apresentaram recentemente, aponta para a desactivação do aeroporto da Portela e a não admissão de mais nenhum outro investimento a Sul. Admite-se a manutenção de algumas das bases aéreas existentes, com fins eminentemente militares ou de mercadorias e não exclui o prosseguimento das obras em curso referentes ao aeroporto regional de Beja e de algumas obras de ampliação do aeroporto de Faro, dado o previsível aumento de tráfego aéreo directamente para o Alentejo e o Algarve.

 

Para a resolução do problema da evolução do tráfego aéreo o estudo propõe, em contrapartida, o aumento da área de implantação do Aeroporto Sá Carneiro e a reestruturação da base aérea de Palmeira, em Braga, para toda a vertente “low cost”.

 

O início deste investimento seria simultâneo ao do arranque da linha TGV Porto-Lisboa que permitiria resolver os problemas de mobilidade com a capital.

O estudo aponta também para mais duas travessias no Douro, mas mesmo assim conclui por uma poupança em relação à Ota de 3 mil milhões de Euros, de 2 mil milhões de euros em relação a Alcochete e de 2 mil milhões de euros em relação ao Montijo.

 

O “Sem Portela e mais nenhum” aponta também para a imediata substituição do Conselho de Administração da ANA que passará ter sede em Matosinhos. O novo Conselho de Administração que já poderá admitir administradores que não sejam oriundos de Lisboa, voltará a analisar a proposta da Ryanair que recentemente recusou e que, como todos recordam, permitirá aumentar o tráfego anual do Aeroporto Sá Carneiro em cerca de 4 milhões de passageiros.

 

 

A AERLIS-Associação Empresarial da Região de Lisboa, prometeu já desenvolver um novo estudo de análise a esta alternativa, desenvolvido conjuntamente com a Universidade Nova de Lisboa.

 

António de Souza-Cardoso

 

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