Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bolhão de ar fresco

                                        

 

   Leio nos jornais de hoje a preocupação crescente com o futuro do mercado do Bolhão. Uma petição já está em andamento e algumas figuras desdobram-se em depoimentos contra o futuro daquela referência da cidade. Uma delas é Siza Vieira que, cito  "teme que seja um desastre o futuro do mercado do Bolhão".

 

   Não sou ninguém para criticar Siza Vieira, não percebo nada de arquitectura e as obras que s ão feitas aprecio-as da mesma maneira que o faço com o vinho:   se me sabe bem, gosto, mesmo que custe cinco euros a garrafa, se me sabe mal, não gosto mesmo que o custo da garrafa ande pelos 40 euros.

 

   Com as obras arquitectónicas passa-se o mesmo: se visualmente gostar acho óptimas, caso contrário, por muitas justificações que me ofereçam , não vale a pena porque não gosto.

 

   Sinceramente não sou um apreciador das obras de Siza Vieira. Respeito o prestigio que tem mas não temos todos que gostar da mesma coisa.

 

    Na arquitectura parece haver uma corrente concentrado em três ou quatro arquitectos a quem são atribuídas quase todas as grandes obras, deixando pouco espaço para muitos arquitectos , na maioria jovens carregados de criatividade e bom senso. Então da parte de Câmaras Municipais nem se fala na tentação que existe para dizerem que os arquitectos de determinadas obras são dois ou três mais referenciados.

 

   Sinceramente sou a favor da requalificação que está prevista para o mercado do Bolhão. Em, primeiro lugar porque oferece um futuro a um edifício que está a cair aos bocados, velho e degradante . Depois porque prevê o regresso das tradicionais vendedoras agora em condições que nunca tiveram. Depois porque vai ter espaços comerciais e, a par disso parque de estacionamento e habitações, mantendo a fachada original.

 

   Quem percorrer as grandes cidades percebe que os "shoppings" e os espaços comerciais fazem parte da vida dos centros históricos.

 

    Com o devido respeito pelo arquitecto Siza Viera, desastre foi mesmo a transformação da Avenida dos Aliados num imenso deserto, mais parecido com um aeroporto do que com um jardim com carácter como era o que existia. Um projecto pensado e assinado pelo próprio e Souto Moura.

 

    Eu não assino a petição contra a qualificação pensada para o mercado do Bolhão

 

 

 Um abraço a todos

 

Saudações

 

 

 

 

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Vitor Pinto 27.02.2008

    Caro Transmontano,

    Concordo contigo em alguns aspectos, mas deixa-me dizer-te que os melhores Arquitectos que existem são do Porto, e era impossivel que viesse algum arquitecto do sul, requalificar a nossa Avª dos Aliados.
    Quer agrade ou não, foi requalificada por um magnifico Arquitecto da nossa região.
    Mas como tudo na vida, os gostos são relativos. Mas na minha opinião, eu gosto mais assim da Avª dos Aliados. Como diria um grande amigo meu... com esta requalificação, as fachadas dos prédios dessa mesma Avª, chamam mais a atenção. Obriga as pessoas a andar de cabeça erguida e apreciar o quanto é belo, não só a Avª em si, mas também as fachadas desses prédios.
    Um abraço.

    Pelo Condado Portucalense.
  • Imagem de perfil

    O chacal 27.02.2008

    Transmontano

    Respeito a tua opinião, mas sou dos que gosta da nova Av. dos Aliados, considero que ganhou uma nova harmonia e transformou-se numa praça una.
    Eu penso que com o tempo as pessoas (que são muitas) vão aprender a gostar.

    Também aprecio o novo projecto para o bolhão embora sinta receio de uma eventual desfiguração.

    Critico o Siza no seu projecto da frente marítima em Leça, já chamam Leça sem Palmeiras.
  • Sem imagem de perfil

    Maria das Dores 28.02.2008

    Nunca ali houve palmeiras...
  • Sem imagem de perfil

    SALBOERRO 18.03.2008

    Pois não e ainda bem; as palmeiras dariam um ar sulista e amaricado à zona. Ainda bem que os temporais, de tempos a tempos, as vão deitando abaixo na zona do Castelo da Foz, à beira dos novos molhes (ficaram muito bem, até podem receber agora umas lojazitas para exploração, restauração com bacalhau demolhado directamente sem necessidade de substituição permanente da envazilha), uma a uma e como quem não quer a coisa.
    Só tenho uma dúvida:aquele novo espaço pertence à autarquia portuense (gosto muito desta designação) ou à APDL? Se pertencer à APDL continuará como está; se pertencer à autarquia, já deverá estar preparado uma concurso internacional, para futura adjudicação por um período curto, apenas de mandato municipal: 500 anos.
    Já me esquecia do principal; esta Maria das Dores (sem estas) deve ser mais uma deliciazinha igualzinha à Marianinha e à Anónimazinha deste bloguinho, a bem dizer.
    Muito gosto dos diminutivinhos!

    Salboerro
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub