Apito Dourado favorece porto de Leixões
O porto de águas profundas de Sines era o centro de gravidade do programa de reconversão industrial marcelista, torpedeado pelos choques petrolíferos e afundado, em definitivo, pela Revolução de Abril.
No virar do século, a península de Setúbal e Sines voltaram a ser eleitos como o coração e motor do desenvolvimento nacional.
O essencial dos recursos do país foi canalizado para esta região, com os sucessivos governos (laranja ou rosa, não importa a cor) a não se pouparem a despesas como ficou demonstrado com a compra dispendiosa da Auto Europa, logo transformada em épico investimento bandeira.
Neste contexto, alguém é capaz de me explicar porque que é que os portos de Norte (Aveiro e Leixões) foram os únicos a aumentarem em 2008 o volume de carga movimentada?
Por que é que o porto de Leixões alcançou o valor recorde de 15,6 milhões de toneladas movimentadas (mais 5% que em 2007), enquanto que o de Lisboa quebrou 1,4% (para 13 milhões de toneladas) e do de Sines caiu para 25 milhões de toneladas?
Terá sido por causa do Apito Dourado?