Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Mafalda Amaral

 

Neta de Vasco Morgado, cresceu nos bastidores do Monumental, a ver a avó, Laura Alves, no palco, em revistas, operetas, comédias e dramas. Trabalhou no sector financeiro, enquanto estudava Economia. Tinha 27 anos e estava na Cofaco quando a vida lhe pregou a partida de lhe dar um filho com paralisia cerebral, forçando-a a trocar as conservas de atum pela edição de livros para crianças

 

 

Idade: 39 anos

O que faz:  Director geral da Edicare

Formação:  Licenciada em Economia pela Lusíada, em 1995,  fez posteriormente uma pós graduação na Católica em Finanças Empresariais

Família:  Casada com um economista, de quem tem dois filhos, o Zé Maria, 13 anos, e o Frederico, 12

Casa:  Andar na Lapa, Lisboa

Carro:  Deixou de ter carro desde que há dois anos lhe roubaram, à noite em Telheiras a sua Nissan pick up, que nunca mais apareceu. Ainda encarou a hipótese de comprar um Smart, mas como não cabia lá dentro a cadeira do Frederico e a sede da Edicare fica no mesmo bairro em que mora, decidiu passar a andar a pé, poupando nas multas de estacionamento, revisões, seguros e gasolina

Telemóvel:  iPhone

Portátil: Toshiba Qosmio  

Hóbis: Acima tudo gosta de ler (“Indignação”, de Roth, era o livro que tinha na mesinha de cabeceira) e de reler, sendo que a morte recente de Frank McCourt foi o pretexto para revisitar “As Cinzas de Ângela” - “uma história lindíssima”, não resiste a comentar. Vai regularmente ao cinema, nas Amoreiras, e ao ginásio. E adora jogos de estratégia, em particular Rome e Medieval

Férias:  No Verão fazem quinze dias de férias na praia Verde, em Tavira, em que leva oito crianças. Para este ano estão a planear aos Estados Unidos, hesitando entre Miami e Chicago

Regra de ouro: “As pedras no caminho quero-as todas para um dia construir um palácio. Temos de saber dar tempo às coisas, sermos persistentes e perceber  que sai caro não dizer as coisas no momento certo”

 

 

A vida pregou-lhe uma partida quando ela tinha 27 anos, marido, um filho bebé e uma promissora na área financeira da Cofaco, o maior grupo industrial conserveiro português.

Para trás, tinha uma existência preenchida, como não podia deixar de acontecer à mais velha das netas de Laura Alves e Vasco Morgado, crescida na órbita do Monumental e desde cedo habituada a tratar por tu as alegrias e tristezas da vida - fossem elas sentidas nos bastidores ou fingidas nos palcos.

Com as desventuras empresariais do pai e o seu divórcio da mãe, aprendeu que a vida não é um mar chão e precocemente começou a desembrulhar-se. Aos 17 anos, já a vemos a viver sozinha, hesitando entre Economia ou Arquitectura e sonhando com uma carreira internacional.

Dois anos depois, arranjava, sem querer, o primeiro emprego, ao meter uma cunha ao padrasto para que o banco onde ele administrador (BPA) lhe emprestasse 600 contos para ela comprar um computador IBM. Em alternativa ao crédito, ele arranjou-lhe um emprego na Credinova.

Fez o curso de Economia sempre a trabalhar. Trocou a Credinova pela Unicre, onde ganhava mais e tinha um trabalho mais interessante, e ainda passou pelo BCM. A excepção foi o último semestre, em que foi estudante a tempo inteiro para fazer a cadeira Econometria.

Acabado o curso, meteu logo as mãos na economia real, Foi para a Cofaco, um grupo conserveiro (Bom Petisco, Atum Tenório) açoriano que aproveitava os fundos comunitários para proceder a uma profunda reestruturação interna, que inclui fechar fábricas velhas, abrir novas e despedir pessoal.

Foi nesta altura que a vida lhe pregou a partida de Frederico, o seu segundo filho, nascer com paralisia cerebral. Durante alguns anos, tentou conciliar o controlo de gestão de um grupo em ebulição com a aprendizagem de como lidar com uma criança com necessidades especiais. Aos 33 anos concluiu que as duas coisas eram incompatíveis e foi para casa. Aprender a cuidar do filho e a militância na direcção da APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) eram as suas novas prioridades.

“Não dava mais para manter um emprego por conta de outrém”, explica Mafalda, que como percebeu que para garantir o seu equilíbrio precisava de fazer outra coisa, optou por antecipar o subsídio de desemprego e criar uma editora, juntando a sua paixão pelos livros com os conhecimentos adquiridos pela necessidade de cuidar do Frederico.

Demorou dois anos a desenhar o projecto e o plano de negócios. Como estava a preparar a entrada num sector com uma concorrência fortíssima, não podia deixar nada ao acaso, nem copiar nada de existente. Em 2005, a Edicare Editora Lda começava a facturar.

A coisa está a correr bem. Com uma estrutura pequena (“somos sete, a caminho de oito, mas bem precisávamos de ser 12”), facturou em 2009 1,1 milhões de euros e mantém activas 900 referências de livros, passatempos e brinquedos educativos.

Pelo caminho, fez correcções da rota. Dada a estreiteza do nosso mercado, teve de deixar cair a grande aposta inicial nos produtos para crianças com necessidades especiais e guias para os seus pais. E foi obrigada a criar a sua própria distribuidora. Apesar disso, está a atingir os objectivos traçados no plano de negócio e acredita que este ano vai ser muito bom. “O truque é ser persistente e, às vezes, não pensar muito senão não se faz”, concluiu Mafalda, a gestora que a vida transformou em empresária.

Jorge Fiel

Esta matéria foi publicada no Diário de Notícias

 

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Observador 11.05.2010

    Para ganhares campeonatos já sabes que só à base de muita "fruta" e agora a coisa está mais complicada.

    O major já foi condenado e o padrinho vai-se safando porque, qual Al Capone, ainda não lhe conseguiram deitar a mão... as escutas não podem ser consideradas. Coisas da "justiça".

    Como não vais à Champions vai ser ainda pior pois antes "ganhavas" o campeonato (com "fruta" e "café com leite") e à pala ias buscar milhões, Agora vais arrecadar... tostões.

    VIVA O NORTE SEM ANDRÓIDES E SEM A CLAQUE DOS SUPER-LADRÕES QUE SÓ NOS ENVERGONHAM!
  • Sem imagem de perfil

    VIVA O NORTE 12.05.2010

    Ès do norte e apoias uma equipa de lisboa? Não gostas que a tu região ganhe? Eu gosto. Por causa de pessoas como tu é que o Norte é a 3ª região mais pobre da Europa. Se quiseres podes emigrar para a capital a assim apoias os teus amigos.
  • Sem imagem de perfil

    Trolho 12.05.2010

    Esta gentalha que pensa desta maneira, são uns tribalistas tão pequeninos, com uma cabeçorra grande mas oca, que num país tão pequeno, ainda é grande de mais para o seu limitadíssimo alcance, que apenas atinge o quintal onde nasceram.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 12.05.2010

    ALGUMAS CURIOSIDADES:

    1 - Ha coisas do caneco...A Bola a atribuir o prémio de melhor jogador em campo ao Falcão, pelas 7 vezes k foi considerado o melhor jogador em campo..embora em letras so legiveis á lupa....

    2 - A Selecção nacional tem mais jogadores brasileiros que oriundos do clube afilhado da Liga....Porque será? Podemos concluir que teve mais influência na conquista do campeonato, a contratação de colaboradores no seio da Liga....

    3 - Ainda a Selecção, o FCP está representado com 4 jogadores, e com mais outros 4 ex-jogadores.

  • Sem imagem de perfil

    Obaservador 12.05.2010

    "1 - Ha coisas do caneco...A Bola a atribuir o prémio de melhor jogador em campo ao Falcão, pelas 7 vezes k foi considerado o melhor jogador em campo..embora em letras so legiveis á lupa...."

    Marca consulta no oftalmologista.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub