Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Filhos e politicos acham que somos uma ATM

 

Os meus filhos olham-me como se eu fosse um Multibanco privado de que só eles sabem o código de acesso - e convenientemente desprovido de qualquer limite máximo de levantamentos. Uma ATM de sonho, proibida de estar sem dinheiro e de responder que o saldo disponível não lhe permite efectuar essa operação. E estou em crer que isso não acontece só comigo, mas com a generalidade dos pais, o que significa para além rede gerida pela SIBS há por aí, espalhadas pelo país, umas dezenas de milhares de caixas Multibanco informais.

Não posso levar isso muito a mal. Ao fim e a cabo, eles não pediram para nascer, quem os encomendou fomos nós, não importa se reflectida ou irreflectidamente, e por isso temos de pagar - e durante cada vez mais anos - a portagem de os sustentar. Nisto de filhos, não há Scuts.

Mas o caso já pia mais fino quando sinto que há uma data de gente que não conheço de lado nenhum - e a quem não devo favores nem me prendem laços familiares ou outras obrigações -, que vive descaradamente à minha custa, com a mão indevidamente metida dentro dos meus bolsos, tal como os reles carteiristas de estação de comboio.

Por falar em carteiristas, e citando o jovem Penedos, acho um bocado pornográfico que o Governo se prepare para, no próximo dia 1, terminar com os apoios a 186.400 trabalhadores desempregados, enquanto que só o gabinete do primeiro ministro mantém 12 motoristas privados às ordens, e o Estado bulímico, que devora guloso metade da riqueza produzida por todo o pais, tem uma frota de 29 mil automóveis, que só em combustível gastam mais de 90 milhões de euros por ano – como dizia o outro (o secretário de Estado Perestrelo) “essa merda em subsídios de desemprego…”.

Nestes tempos em que as palavras verdadeiras não são agradáveis (e as agradáveis não são verdadeiras), declaro-me farto de ser chulado (preparam-se agora para nos extorquir mais dois mil milhões em impostos) e invejoso dos ingleses que elegerem um ministro que dispensou os motoristas do Governo e aconselha os colegas a andarem a pé ou de transporte público. E o pior é que não vejo jeito disto melhorar. Noutro dia, um provável ministro de um futuro Governo laranja dizia que “o problema deste país é que, desde que saiu o Paulo Macedo, as receitas fiscais nunca mais foram a mesma coisa”. Rosas ou laranjas, nisto são iguais. Acham que nós somos caixas ATM de recursos inesgotáveis. Os políticos olham para os cidadãos como os filhos para os pais. Nunca pensam em poupar, mas sim na melhor maneira de nos sacar dinheiro. São uns chulos que não aprenderam com Virgílio Ferreira que não se pode tirar sangue das pedras.

Jorge Fiel

Esta crónica foi hoje publicada no Diário de Notícias

 

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    António Oliveira 03.06.2010

    Deixando de lado a questão clubística, que deixa perceber o seu fanatismo e enviesamento total da realidade (o que no entanto explica um pouco a maneira como comenta certas questões relacionadas com Salazar) deixe-me comentar algumas das suas frases.

    "Kennedy, o jovem presidente americano, escreve a Salazar ordenando-lhe que dê a indepêndencia às suas colónias" e Salazar não obedece!

    Ordena-lhe? Mas qual é a sua ideia de soberania de um estado, seja qual for o regime em que vive, ou goste ou não goste dele? Acha que Salazar devia meter o rabo entre as pernas e fazer o que lhe ordenavam?

    "Portugal e o regime de Salazar, estão internacionalmente isolados"
    Mas qual acha agora, se na altura não percebeu a razão, porque (diz você de uma maneira completamente leviana e sem explicar o contexto) Portugal estava "isolado" do resto do Mundo. Acha mesmo que eram razões humanitárias que moviam os interesses de EUA, Rússia ou outros países? O facto de Angola ser rica em petróleo e diamantes não seria a verdadeira razão?

    Qual é a preocupação actual desses mesmos países com as questões humanitárias e económicas dos países de África?

    Agora os interesses económicos desses países já estão salvaguardados. A diferença é que nessa altura não estavam!

  • Sem imagem de perfil

    Trolho 03.06.2010

    Como diria Scolari: Agora o fanático sou eu! O que vê enviesado sou eu.

    Quanto a Kennedy ordenar a Salazar que desse a indepêndencia às colónias: Vou-lhe explicar uma coisa tão elementar que só um cego não vê, o que é efectivamente invisual ou, o pior dos cegos: o que não quer ver: Kennedy, ordenava a Salazar apenas que cumprisse as leis internacionais e as deliberações das Nações Unidas nesse sentido ali aprovadas. Ou será que ignora que há um Direito Internacional?

    Quanto aos EUA e outros países se guiarem mais pelos seus interesses do que pelo Direito Internacional...Direitos Humanos, etc., estamos de acordo. Como sempre, e mais uma vez, neste momento: Israel.

    Têm razão no caso "escolinha". Não foi para mim foi para o "bimbo"; que desde práticamente o início deste blogue, aqui emite as suas opiniões, muitas vezes irónicas, mas acertadas. Portanto o seu atrevimento mantém-se.

    Passe muito bem.
  • Sem imagem de perfil

    António Oliveira 04.06.2010

    Vejo então que concorda comigo sobre as razões verdadeiras do tal isolamento internacional de Portugal no tempo de Salazar.

    Essa de me perguntar sobre o meu conhecimento sobre a existência do Direito Internacional era escusada. Mas constato com pena, que um Português ache normal que um presidente americano ORDENE a Portugal o que quer que seja. E que ache isso muito bem!

    Quanto ao Bimbo, a sua definição de ironia é muito elástica.

    E deixe que lhe diga. Atrevimento é o seu e grande, de se considerar o dono da verdade, quanto a questões futebolísticas e que todo o Portista está completamente errado. Cita os seus exemplos, parcialíssimos é verdade, mas não se esperava outra coisa.

    Ora deixe-me dizer-lhe 2 ou 3 sobre futebol em Portugal.

    O caso Calabote é o mais falado pelos adeptos portistas, como exemplo máximo do despudor no futebol nacional, o que não quer dizer que não tenha havido outros. Aliás já deve ter lido descrições de outros episódios dessa mesma época, dos jogos do Benfica com o Belenenses, da bola que passou o Tejo, deu a volta ao Cristo Rei e entrou numa baliza, das repetições de jogos, etc.

    Fala de acontecimentos do além, como a da famosa bola que entrou na baliza de Vítor Baía, mas nunca ninguém viu, ou pode explicar se entrou ou não.

    Mas eu também posso falar de outros casos. Um penalty sobre Diamantino nos Barreiros cometido a vários metros da linha da grande área. 2 bolas que não entraram na baliza do Belenenses, mas contaram como 2 golos do Benfica. Não me lembro se foi no mesmo jogo, mas ver o Simão a agarrar um defesa do Belenenses pela camisola, a comprovar a resistência dos têxteis portugueses até ao limite, atirá-lo ao chão e seguir para golo, sem o árbitro pestanejar é obra!

    Uma arbitragem como a do Bruno Paixão em CampoMaior, em que o Jardel que voava entre os centrais ficou miraculosamente colado ao chão nesse jogo.

    E tantas outras que seria fastidioso recordar, para nem entrar por esta época e ver o que se passou de completamente anormal.

    Deixo-lhe apenas mais alguns episódios do passado recente do seu clube.

    -Autocarro do FCPorto incendiado junto ao Pavilhão da Luz.
    -Adeptos benfiquistas a entrarem dentro do autocarro do hóquei do FCPOrto e agredirem barbaramente o Filipe Santos, que podia ter cegado.
    -Pedra atirada de um viaduto sobre o carro de Pinto da Costa
    -Adepto benfiquista a entrar dentro de campo e agredir um fiscal de linha
    -Adeptos benfiquistas a entrarem à pedrada num jogo de juniores com o Sporting e julgarem que ganhavam o campeonato assim
    -13 membros da claque NNBoys condenados a penas de prisão efectivas até 12!!! anos de prisão, por posse de droga, armas e sabe-se lá mais o quê.
    -Canal de televisão oficial do Benfica a transmitir mensagem de adepto jurista a incentivar adeptos a pegarem em armas

    Deixo-lhe também alguns factos sobre os 3 últimos presidentes do Benfica:

    Vale e Azevedo - condenado à prisão, foragido do país, pedido de extradição de Inglaterra para Portugal

    Vilarinho - bêbado conhecido, ainda há pouco tempo o vi num restaurante de Vila do Conde acompanhado de uma pequena brasileira, com cerca de 1/3 da idade dele, não teria mais de 20 anos.

    Luís Filipe Vieira - cadastrado, já uma vez condenado a prisão efectiva, e mais não digo sobre este homem.

    Serão estas personagens capazes de qualquer coisa mais feia no mundo do Futebol? Claro que não!!!

    Será que isto o incomoda minimamente? Parece que não.
  • Sem imagem de perfil

    ATENTO 04.06.2010

    Parabéns pelo seu comentário!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub