Um homem do Norte
Carlos Lage , Presidente da CCDRN
Conheço Carlos Lage, sou seu amigo, reconheço-lhe competência, discrição, uma inteligência superior e vejo nele um homem muito culto. Carlos Lage é para mim um dos grandes intelectuais do Porto e do Norte.
Confesso que ultimamente não temos falado muito. A Comissão de Coordenação ocupa-lhe muito tempo - fazem-nos falta aquelas longas conversa na tertúlia matinal dos Domingos no Bela Cruz!
Mas agora meu caro Carlos Lage fico à espera, eu e todas as pessoas que se têm preocupado com a "dieta anoréxica" a que o Norte tem sido submetido.
Cabe-lhe a responsabilidade de operar, segundo as suas próprias palavras o "milagre económico". A responsabilidade é imensa mas é sua.
São oito mil milhões de euros! É muito dinheiro!
Se atentarmos que no país e no Norte foram injectados, desde a adesão à UE, muitos mil milhões de euros que nem sempre foram investidos da melhor maneira, nos locais certos e nas estruturas e infra-estruturas mais adequadas, devem ser os projectos e investimentos muito bem pensados.
Não deixe que o façam "embarcar" em obras sumptuosas, elefantes brancos e afins que todos conhecemos .
Das suas palavras, na apresentação da Comissão Directiva do PO Norte do QREN - há dois aspectos que devo realçar e serem dignos de nota e matérias para mais tarde recordar para o bem e para o mal.
Diz estar convicto que os dinheiros destinados à Região Norte não vão ser "desviados" para Lisboa a troco da "marosca" introduzida na legislação e que se chama de "interesse nacional".
Cabe-lhe essa responsabilidade. Tem de convencer o Governo que os projectos do Norte são bons, necessários, fundamentais para o desenvolvimento da Região e que todo o dinheiro é necessário.
Se isto não acontecer a culpa é sua.
Por último a Regionalização.
Sei que é pelas Regiões, preside a um órgão que não é eleito e num quadro de regionalização até será extinto mas, mesmo assim, estabelece metas.
Mais um motivo para estarmos atentos.
2010 é uma meta interessante. O referendo também.
Estes são os trabalhos de Lage .
O Norte agradece . Haja coragem e força política.