Lisboa é uma lição de sonho e ficção
1977 - 2007. Em 30 anos o mundo mudou muito, a Europa mudou muitíssimo, Portugal mudou radicalmente... mas existem coisas que não mudaram nada.
Em 1977 tinha a faculdade de ir estudar para onde quisesse . mas não existia faculdade de Direito no Porto e seduzido por este curso promissor fui obrigado a mudar-me para Lisboa, onde passei seis dos mais belos anos da minha vida. A estudar como o podia ter feito a ´Norte. A divertir-me como só em Lisboa seria capaz.
Em 2007 vem a Portugal o Cirque Du Soleil. Seduzido pela altíssima qualidade de um show com essa chancela , lá terei que me deslocar ao Pavilhão Atlântico ( em Lisboa..) para ter oportunidade de rever a excelência de um fenómeno artístico que, por sorte , já tive a ocasião de ver em Las Vegas , nas suas versões originais.
Hoje , como antes, 30 anos depois continuam a existir realidades que interessam a todos os portugueses... mas que só existem na capital.
Este caso , como muitos outros , é explicado pelos lisboetas com recurso à famosa teoria da pescadinha de rabo na boca.
Só em Lisboa é que há condições de hotelaria e outras que permitam assegurar um normal funcionamento dos grandes eventos. E só em Lisboa é que vale a pena investir nas infraestruturas e noutras áreas de promoção ,porque só em Lisboa é que se realizam os grandes eventos.
Não deverá ser preciso recordar que o poderoso Pavilhão Atlântico se deve a uma coisa chamada Expo 98 , que também na altura ficou em Lisboa...porque era a única zona do país com infraestruturas e capacidade hoteleira adequadas a um evento desta envergadura.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... mas não se mudam as faculdades.
Parafraseando o Sérgio Godinho , só há liberdade a sério quando houver ... liberdade de mudar e decidir. Será que este cantor , nascido no Porto , sabia que compôs um hino à Regionalização ?
Exército de Salvação Nacional
Batalhão Bússola
Quartel de Nevogilde
Manuel Serrão
07/11/ 09
.