Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Sem Portela e Mais Nenhum

 

O Quartel-General da Bússola reunido de emergência há cerca de 15 minutos, aprovou um Estudo há cerca de 10 minutos que entregou ao Governo há não mais de 5 minutos, relativo às diferentes soluções de infra-estruturas aeroportuárias e às estratégias de desenvolvimento que lhe estão associadas.

 

O estudo que se sucede aos que a Associação Comercial do Porto e a CIP apresentaram recentemente, aponta para a desactivação do aeroporto da Portela e a não admissão de mais nenhum outro investimento a Sul. Admite-se a manutenção de algumas das bases aéreas existentes, com fins eminentemente militares ou de mercadorias e não exclui o prosseguimento das obras em curso referentes ao aeroporto regional de Beja e de algumas obras de ampliação do aeroporto de Faro, dado o previsível aumento de tráfego aéreo directamente para o Alentejo e o Algarve.

 

Para a resolução do problema da evolução do tráfego aéreo o estudo propõe, em contrapartida, o aumento da área de implantação do Aeroporto Sá Carneiro e a reestruturação da base aérea de Palmeira, em Braga, para toda a vertente “low cost”.

 

O início deste investimento seria simultâneo ao do arranque da linha TGV Porto-Lisboa que permitiria resolver os problemas de mobilidade com a capital.

O estudo aponta também para mais duas travessias no Douro, mas mesmo assim conclui por uma poupança em relação à Ota de 3 mil milhões de Euros, de 2 mil milhões de euros em relação a Alcochete e de 2 mil milhões de euros em relação ao Montijo.

 

O “Sem Portela e mais nenhum” aponta também para a imediata substituição do Conselho de Administração da ANA que passará ter sede em Matosinhos. O novo Conselho de Administração que já poderá admitir administradores que não sejam oriundos de Lisboa, voltará a analisar a proposta da Ryanair que recentemente recusou e que, como todos recordam, permitirá aumentar o tráfego anual do Aeroporto Sá Carneiro em cerca de 4 milhões de passageiros.

 

 

A AERLIS-Associação Empresarial da Região de Lisboa, prometeu já desenvolver um novo estudo de análise a esta alternativa, desenvolvido conjuntamente com a Universidade Nova de Lisboa.

 

António de Souza-Cardoso

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Vitor Pinto 28.11.2007

    Se realmente é choradinho.... não sei o que andas a fazer neste blogue.
    Baza daqui, e regista-te em blogues que falem da tua infeliz terra... Messines, não é ?? (Já agora... aonde fica essa merda meu ?)

  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub