Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

O Meu Porto

 

 
Que vícios e hábitos urbanos são exclusivos do Porto?  
Mais do que ter vícios, o Porto vicia muito. É difícil explicar o que torna o Porto uma cidade única e exclusiva, pelo que isso tem de abstracto e sensorial. A Alma do Porto que se encontra no cimbalino, na conversa do barbeiro, no jornal apertado num pau, nos mercados das flores, das especiarias e do peixe, nas tascas que  rescendem a sopa e a vinho novo, nos cafés  de esplanada e bilhar montado, no barco rebelo que passeia por esse Douro melancólico, arreado de barris do vinho que leva o nome da Cidade ao mundo.  Depois também temos o resto,  mas a exclusividade do Porto e dos hábitos dos Portuenses estão nesta Alma nobre e Antiga...
 
O que tem mudado na Invicta?  
Felizmente pouco. A tradição aqui ainda é o que era.
É verdade que hoje há menos sedes de Bancos (capital), mas há mais arrumadores (trabalho), há menos voos no Sá Carneiro mas temos o Metro, há menos empregos mas há mais estudantes  
Mas também é verdade que as boas tripas continuam a ser no Ribeiro, o pato, com arroz de pato no Bule, o cozido e o  cabrito no Morfeu , o peixe e o marisco no Miguel ... O Bolhão apesar das obras e dos   excessos das pombas, está no mesmo sitio, o Majestic e a Arcádia recomendam-se,  o Coliseu ainda é dos Amigos, Serralves continua  belo e empreendedor, a Foz continua menina e luminosa, a Baixa continua granítica e romântica...., nós continuamos portuenses.   Enfim, as coisas seguras e verdadeiramente importantes, continuam por cá .  
 
Quais as características que diferenciam o Porto das restantes cidades?  
A Alma e o Corpo da cidade, feita de tantas coisas como as que já referi e o granito, a história e o rio.
O labor, a iniciativa e a generosidade das suas gentes...
 
Os portuenses têm uma forma própria de ser?
Sim, claramente. A face mais divulgada  (apesar de mal conhecida e confundida com outras regiões do Norte)  é a da pronúncia. Mas esta dimensão ajuda a perceber que o portuense tem um código genético  muito vincado.  A nossa pronúncia é principalmente a força do nosso carácter, traduzido em primeiro lugar no amor pela terra em que vivemos. Não foi por acaso que o território começou aqui e a expansão também. Só dá valor à sua terra quem lutou por ela. E nenhum outro como o portuense o fez, basta lembrar o Cerco do Porto, ou as Tripas que sobrevieram à carne oferecida pelos portuenses na expansão marítima. Depois temos com o burgo uma relação de serviço e de valor. E por isso a generosidade e o trabalho. E por isso a iniciativa e a vontade de vencer. Esta ideia de que com trabalho digno, com iniciativa e esforço é possível vencer -  ser Invicto, caracteriza muito a maneira de ser e de estar dos portuenses.   
 
O Porto ocupa o lugar que merece no panorama nacional?  
Nunca, jamais!  No caso do Porto,  o lugar que merece é seguramente o primeiro. Mas a verdade é que nenhuma região em Portugal tem o lugar que merece. Nem Lisboa que não  tem qualquer merecimento em  ser  declarada herdeira universal deste centralismo bacoco que não ajuda Portugal a ter um desempenho harmonioso e globalmente positivo.
 
Qual o local que mais aprecia na cidade?  
O Porto tem felizmente muitos portos de abrigo, apelativos ,   viciantes,  pelos quais continuo apaixonado.  A Foz, o Rio (Douro, claro)  e o Mar - o tal sabor a sal dos portugueses, são provavelmente no imaginário espacial do Porto, os lugares que mais me atraiem.
 
Quais os maiores problemas do Porto e de que forma os alteraria?  
O excesso de Estado na economia e o centralismo administrativo não ajudam o Porto. A sua iniciativa empresarial é obrigada,  pela prevalência do sistema financeiro e pelo investimento público, a deslocar-se para Lisboa. O seu capital humano tem que procurar oportunidades fora do Porto. O Porto desperdiça permanentemente talentos neste modelo político, económico e administrativo.  O que falta é mudar isto. Mudar o sistema político e fazer a verdadeira regionalização do País. Julgo até que se a globalização  económica e política não acabar com as nações e com as suas pronúncias, vai acabar por fazer justiça às regiões mais dinâmicas e com melhor iniciativa como o Porto.
 
Que figura  monárquica da Invicta mais marcou o rumo da história da cidade?
Não existem figuras monárquicas ou republicanas. Existem portugueses que nasceram involuntariamente em Monarquia ou em República. Porque acredito que a Monarquia trouxe melhores coisas a Portugal e mais bem estar aos portugueses, é normal que se tenham destacado também no Porto mais homens e mulheres que nasceram em Monarquia. Tenho dificuldade de pensar apenas numa figura. O Infante Dom Henrique é, por exemplo, um símbolo muito próximo  do empreendedorismo, da iniciativa e do arrojo dos portuenses.
 
António de Souza-Cardoso
 
Ps. Entrevista publicada no Destak de 3/12/2007

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Vitor Pinto 05.12.2007

    Seu anormal,

    Vai a Barcelona, e pergunta lá, se por acaso alguem é R.Madrid.
    No entanto adoram a cidade de Barcelona, e odeiam a capital.

    Estes Sousas tracinhos Cardosos com z, não sentem o que realmente um verdadeiro Portuense sente.
    Amor, Paixão, Dedicação, á sua cidade.

    Que me perdoem as outras cidades do Norte, pois também merecem ser aqui debatidas.
  • Sem imagem de perfil

    Alexandre 05.12.2007

    Sempre a comparar Portugal e Espanha. No país vizinho, as rivalidades não se limitam ao futebol, vão muito além disso. São nacionalidades diferentes, são línguas diferentes. Castela é visto (e com razão) como invasor. Tu (e outros) são tapadinhos e apenas pensam em função do futebol. Não te compares a um catalão. É um insulto para eles.

    Visca Catalunya Lliure!
  • Imagem de perfil

    O chacal 06.12.2007

    Eu comparo com Espanha;
    onde foi a Expo foi em Madrid?
    Onde foram os Jogos olimpicos foram em Madrid,
    A primeira cidade em Portugal a ser capital da cultura foi Lisboa enquanto que em Espanha não foi Madrid, e outras merdas que me deixam indignado. Voces tem que perceber que a nossa indignação não é a toa, nós somos muito prejudicados, alias como todo o país, que vive na capital não vê nada porque tudo lhes cai nas mãos não lutam por nada enquanto no resto do país é preciso chorar muito.
  • Sem imagem de perfil

    Alexandre 06.12.2007

    Também já não foste capital europeia da cultura? Claro que a obra emblemática foi concluída uns 3 ou 4 anos depois, mas paciência...
    Uma Exposição Universal sobre os Oceanos era muito mais indicada em Lisboa que no Porto. Mas descansa que daqui a uns anos, terás uma aí. Aliás, não há nada a que Lisboa se candidate que vocês não façam o mesmo uns tempos depois.
    Mas quais Jogos Olímpicos? Houve alguns cá, nos quais não tenha reparado?
    No único grande torneio desportivo que tivemos não tiveste a inauguração?
    Vocês vêem conspirações contra o Porto em todo o lado.
    Este ano, até tens a árvore de Natal :)!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub