Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

A polícia do Porto não presta?

Saúdo todos os participantes nesta Bússola e faço-o na consciência de uma ausência relativamene longa e pela qual começo por me penitenciar... Assim sendo, também teria que ter um motivo forte para recomeçar a minha "postulação" - prometo que serei assíduo - e ele foi-me dado hoje pelo presidente da Câmara do Porto.

Pois o edil atira-se de "faca nos dentes" à Polícia Judiciária portuense - "não é a primeira vez que a PJ/Porto falha", afirma. De facto, não é a primeira vez que Rui Rio mostra desagrado pela actuação das autoridades policiais do Porto, seja porque não tratou os arrumadores tão severamente como pretendia quer porque noutros casos as suas investigações não foram tão longe como desejaria...

O que me faz impressão não é propriamente a crítica à autoridade policial que, desde que seja legítima e dentro do enquadramento cívico necessário, é obviamente aceitável e até ´alutar. O que me incomoda é que seja o presidente da Câmara do Porto, o presidente da Junta Metropolitana do Porto, a trazer para a praça pública uma crítica tão mordaz e claramente excessiva a quem tentará o melhor que pode cumprir a sua missão. Parece-me até que caberia a quem representa o poder político autárquico do distrito o papel de "estranhar" que para resolver casos tão difíceis e mediáticos como este da "Violência ligado aos negócios da noite" ou até do Apito Dourado seja preciso entregá-los a alguém da capital... O problema é relativamente simples: ou no Porto não há polícias capazes ou eles são de algum modo coniventes com a situação. E, então, há que pedir responsabilidades a quem ao longo dos anos foi montando a máquina policial no distrito, lhe foi nomeando responsáveis e formando agentes... Não foi no Porto que isto aconteceu nem é sua a última responsabilidade. De certeza.

O que há que exigir é mais e melhores agentes e inspectores, mais meios e condições, e melhor direcção. Atacá-los, humilhá-los na praça pública não me parece razoável e muito menos proveitoso... A não ser politicamente, especialmente junto da opinião pública mais a Sul sempre pronta a juntar a sua voz a quem critique o Porto e o Norte.

13 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Maiato 13.12.2007

    Os caríssimos bloguistas do Sul, que tanto gostam de deixar aqui a sua sapiência bem vincada, continuam a sua saga educadora, quais jesuitas na América do Sul!

    Lembram-nos com empenho e gosto a sua magnanimidade em enviar para a província os seus doutos investigadores que infelizmente não existem aqui.

    Não sabem concerteza que a taxa de resolução de crimes relacionados com o crime organizado, no Porto é bastante superior à de Lisboa.

    Esquecem-se do que se passa em sua casa. Dos escândalos não resolvidos como o da Casa Pia (crime organizado), os assassinatos de agentes policiais (crime organizado?), os inúmeros "negócios" com empresas privadas da Câmara de Lisboa, do Metro de Lisboa com os seus próprios administradores (mais ou menos camuflados).

    Isto para não falar da inexistência de qualquer investigação no âmbito da corrupção desportiva, para os lados meridionais deste país. - Ah, desculpem-me, já me esquecia! Não posso falar de um caso que é evidente aos olhos de todos, só o FCPorto é que compra árbitros, claro, é do Porto!

    De qualquer maneira já estou rotulado, sou do Porto, e aqui as pessoas só se preocupam com futebol! Não temos um espírito tão largo de horizontes como os honrados habitantes da capital, que só pontualmente se preocupam com uma questão tão mesquinha.
  • Sem imagem de perfil

    paraquedas 13.12.2007

    Desculpem a intromissão, mas escandalos há em todo o país. Porque dizer que existe mais num sítio que noutro? E já agora, o arrastão que foi mencionado à pouco não foi bem assim. Existem evidências que não foi como apareceu nas noticias.
  • Sem imagem de perfil

    Transmontano 14.12.2007

    Quais evidências? As do video que o país todo (e lá fora) viu?
    E os comboios da linha de Sintra?
    E a vergonha do Intendente?
    E o antigo casal ventoso?
    E a máfia da noite, aí em lisboa?
    E os polícias aos tiros nas discotecas, tipo a cena do Queen's?
    O avião/passerelle?

    Vocês são é parvos e nem o sabem...


    Portanto... BUSQUEM, CÃES!
  • Sem imagem de perfil

    paraquedas 14.12.2007

    Não devo esperar que vejas documentários. Mas pronto, recomendo que vejas o documentário " Era uma vez o arrastão" e depois podemos conversar. Quanto ao resto, devias praticar os teus dotes de treino canino, porque pelos vistos ninguém te obedece. O que sabes da máfia da noite daqui? Por acaso é pior do que a do Porto? Nunca ouvi falar em pessoas mortas com rajadas de metrelhadoras à porta de casa aqui em Lx. Lisboa é mais segura que o Porto, de longe, até porque anda mais gente nas ruas à noite. Aí no Porto como as coisas são tods dispersas, andar nas ruas desertas é um pouco assustador.
    És um bruto, como as gentes de Trás os Montes. A diferença entre ti e o resto dos transmontanos é que eles têm uma rudez bonita, e tu ès apenas mais um bruto.

    Por isso, Bobby, senta e dá a pata.
  • Sem imagem de perfil

    Transmontano 14.12.2007

    Isso é discutível, pois não me conheces nem nunca me há-des conhecer, claro.

    Quanto ao vídeo de que falas, vi-o, sim senhor e é óbvio que é um vídeo manipulado, e pelo Daniel Oliveira, essa besta comuna aí da tua terra. ALiás, isso foi falado, na altura, mas as bestas como tu só aproveitam o que lhes interessa...

    Estou a falar das imagens que apareceram na Tv e não manipuladas, burro. Aí, via-se a pretalhada a distribuir solhas a torto e a direito e a gamar coisas. Podiam até não ser aos milhares, mas eram umas boas dezenas. Pena não terem distribuido mais...

    Vocês tratam os pretos abaixo de cão, pagam-lhes mal e porcamente e depois querem o quê? Que eles vos dêem as boas festas?

    É para aprenderem a estar calados quando falam da mão de obra barata do Norte...

    Perdeste uma boa oportunidade de estar caladinho...


    Agora vai lá brincar, anda!
  • Sem imagem de perfil

    Paraquedas 14.12.2007

    Homem das cavernas, o video que tu dizes que foi manipulado diz que foi a bófia que começou a disparar e no meio da confusão, com testemunhos de pessoas que estiveram lá e que não viram arrastão nenhum. O que se passou é que pessoas racistas como tu quando vêm um grupo de pretos acah logo que eles vão roubar. Essas pessoas chamaram a bófia como medida preventiva. A bófia chegou em força e a confusão instalou-se. No meio dessa confusão claro que houve pessoal a roubar. Ou achas que as pessoas que não viram nenhum arrastão são todas da familia do Daniel Oliveira? Lembras-te do terem dito primeiro que eram 500, mas no dia seguinte já eram 100 e depois já eram 50? Não achas estranho? Cada um vê o que quer, se calhar és um daqueles que gostou de ver um arrastão para poder dizer que os pretos estão cá a mais. Se defendes assim tanto os meios de comunicação oficiais, e achas que eles não estão ao serviço de poderes e interesses instalados, então ainda és mais bruto de que eu pensava. A bomba matou um gajo, sim, ainda por cima só o matou a ele. Mas em 7 MORTES, 6 foram no Porto. Sabes fazer contas? Se não, ainda és mais bruto do que eu pensava.
  • Sem imagem de perfil

    paraquedas 14.12.2007

    Ao menos existem pretos integrados aqui em LX. Consegues ver muitos a trabalhar em outros sitios que não nas obras. Nos bancos, em empresas, médicos, advogados, enfermeiros, juizes, etc. O mesmo já não se pode dizer do Norte. Onde é que eles andam aí? Não andam porque não são bem vindos. Toda essa conversa antimistura sente-se nos olhares das pessoas do Norte. Por isso percebo que queiras ver um arrastão que não existiu.
  • Imagem de perfil

    PedroMonteiro 14.12.2007

    Só um estúpido é que diz que o arrastão não existiu, e é verdade,não foi um mas vários, isso passou em toda a comunicação social dentro e fora do país, na altura eu estava em espanha e vi na televisão de lá o que se passava.
    E vêm-me este anormal dizer que o arrastão não foi bem assim..
    Segurança? Esqueceste que tiroteios à porta das discotecas era o prato do dia nessa cidade de merda..
    Racismo e xenofobia? O Condado Portuense é conhecido por ser uma das cidades mais hospitaleiras do país, tem uma população simpática e com bom ambiente, isto dito por todos os estrangeiros e ilustres que por cá passam...
    Vocês são um povo antipatico, modesto, egoista e mal cheiroso...
  • Sem imagem de perfil

    paraquedas 14.12.2007

    OLha lá verme, vai-te informar quanto ao arrastão e depois vem falar comigo, porque enquanto tiveres a boca cheia não se percebe nada.Não acredites em tudo o que vês na televisão, é um conselho que te dou de graça. Os tiroteios à porta do kremlin já eram, fez-se alguma coisa em relação a isso. Mas não tinham nada a ver com gangs, eram discussões de pessoal estúpido, não era organizado. Diferente do que se passa na triparia.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 14.12.2007

    Sempre que vou ao Porto não vejo muitos estrangeiros. Onde é que eles andam? Vão-se logo embora. Se calhar vocês não são tão hospitaleiros como pensam que são. E a hospitalidade é transversal de Norte a Sul, não tentem apropriar-se disso também,porque não é vosso, é de todos os portugueses. Nunca ouvi um estrangeiro dizer que os lisboetas eram antipáticos e pouco hospitaleiros. Essa invenção é vossa para se sentirem melhores do que nós e só pega no Norte. Fica sabendo que o povo mais hospitaleiro de Portugal é o alentejano. Não tenhas dúvidas que melhor que um alentejano só mesmo dois.
  • Sem imagem de perfil

    paraquedas 14.12.2007

    Esqueci-me de assinar, mas sou eu paraquedas.
  • Sem imagem de perfil

    Xico 16.12.2007

    Esqueceste-te de assinar e, como de costume esqueceste-te de pensar. Primeiro dizes: "E a hospitalidade é transversal de Norte a Sul, não tentem apropriar-se disso também,porque não é vosso, é de todos os portugueses." - E a seguir: "Fica sabendo que o povo mais hospitaleiro de Portugal é o alentejano."

    Então? Decide-te. Somos todos iguais ou não? E, por favor, não venhas com esses lugares comuns recorrentes dos lisboetas de dizeres bem do Alentejo e alentejanos.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub