Dez anos é muito tempo
Foi inaugurada mais uma linha do Metropolitano de Lisboa. Uma linha que liga o centro de decisão do país, o Terreiro do Paço a Santa Apolónia.
A obra demorou e muito. Foram 10 anos. Não tem um túnel mas dois. Um dentro do outro.
Custou o dobro do previsto. Mas houve festa. Todos os presentes, pelo que vi e ouvi, estavam muito felizes. O que lá vai, lá vai.
Vem isto a propósito do livro que Custódio Oliveira, um amigo meu, editou sobre o metro da Porto. No seu livro, e peço desculpa por ainda não o ter lido, contam-se algumas estórias " que envolveram este investimento desde a ideia, passando pelo projecto até à concretização da obra.
Foram muitas as "tricas", contos e ditos, mais as constantes desconfianças e até uma certa "chacota". Acompanhei este processo desde a ideia de Fernando Gomes, à altura a dar "os primeiros passos" como Presidente da Câmara do Porto, até ao dia que entrou em funcionamento..
Devo acrescentar que para mim Fernando Gomes foi desde o 25 d'Abril o melhor Presidente que a cidade do Porto teve. Foi uma pena ter-se deixado "queimar em lume brando" em Lisboa.
Nas notícias de ontem Ferreira do Amaral aparecia muito feliz. A ideia da linha até tinha sido dele e foi pensada para a Expo 98. Lá estão os tais 10 anos! Apresentava-se assim como uma espécie de "pai da coisa"!
Foi este mesmo Ferreira do Amaral, na mesma Ministro de Cavaco, que poucos anos antes e em resposta à ideia dos autarcas do Grande Porto, dizia que o Metro do Porto não passaria dum"metro de papel".
Chegou mesmo a dizer, em jeito de brincadeira, mas depreciativamente de que se a "coisa" se concretizasse até "mandava" erguer um busto a Fernando Gomes no final da linha.
O assunto fez correr muita tinta. Será que Ferreira do Amaral não acreditava na capacidade de concretização dos autarcas? Ou seria porque a ideia não era sua?
Nem sei se este episódio vem no livro do Custódio.
Não sei.
O que sei é que o Metro funciona. Tem muita gente. Revolucionou a circulação no Grande Porto. Foi feito em tempo recorde. Teve as suas "derrapagens" financeiras, mais pela renovação urbana, por ser de superfície , do que por outra coisa.
A coisas difíceis de conquistar sabem muito melhor na hora de saborear o êxito.
O Metro do Porto é um êxito, mas foi "arrancado" a ferros.
Nota 1: Não estou sensível para coisas do tipo. Aquilo não é um metro é um centímetro . Aquilo não é um metro é um eléctrico..., etc, etc.
Nota 2: Feliz Natal a todos