Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

A Patanisca e o Mac Burger ou a Liberdade e a Identidade

Os partidos do virtuoso Bloco Central preparam-se para chumbar hoje o Referendo ao Tratado Europeu substituindo-o por uma ardilosa e garantida votação parlamentar.

 

Este equívoco da legitimidade tem alastrado pela vivência e prática democrática, desqualificando aquilo que é verdadeiramente essencial á Democracia – a liberdade individual e o direito de opinião e opção.

 

Tenho sinceramente pavor, repugnância até, pelos ventos que sopram nesta asséptica renovação democrática do terceiro milénio.

 

Avançamos, por um lado, numa intolerável intromissão do Estado democrático nos nossos direitos e liberdades individuais. Em nome de elevados e standardizados valores sociais e culturais, o Estado democrático impõe de forma persecutória um padrão rígido de comportamentos e opções individuais (o tabaco e a cruzada da ASAE são apenas exemplos).

 

Recuamos, por outro lado, naquilo que é essencial à Democracia que é o fomento da participação dos cidadãos em matérias tão essenciais como as da identidade e independência nacionais, provavelmente diminuídas neste Tratado Europeu que os partidos por nós decidirão.

 

Da forma democraticamente mais perversa, diga-se, porque a verdade é que foram eleitos prometendo, nesta especifica matéria, exactamente o oposto do que vão fazer.

 

O sistema político começa perigosamente a desconsiderar os cidadãos ditando de forma paternalista e arrogante os seus comportamentos individuais e negando arbitrária e enganosamente um direito de opção previamente comprometido, por alegada complexidade da matéria (?).

 

Hoje publicou-se também um estudo que coloca Portugal nos 15 Países do Mundo mais globalizados. Neste afã moralizador e inquisitório do Estado para as nossas coisas que contrasta tanto com a atitude provinciana do mesmo Estado para as coisas dos outros, tenho justo receio que o MacBurger arrase de vez com a patanisca, o IKEA acabe com a Picaria e as Festas Populares venham a ser proclamadas (como já vi no Alto Minho) em Espanhol.

 

Enfim, tenho justo receio das irreparáveis percas de liberdade e de identidade da decaída Democracia recentemente engendrada por este “Diácono Remédios” em forma de Estado.

 

A mesma liberdade e identidade que fundamentam esta Bússola, tão firmemente virada a Norte.  

 

António de Souza-Cardoso

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Tirsense 09.01.2008

    triporto:...E no seguimento deste ultimo copy-paste e ainda relacionado com a passagem de Fernando Gomes pelo governo, volto aqui a colocar o seguinte comentário no mínimo excelente:


    Faroeste, Dupla Ética e Xenofobia

    Quase todos os meses víamos notícias sobre mortes e violência na noite de Lisboa. Recentemente o fenómeno chegou ao Porto, com várias mortes nos últimos meses. Curiosamente, o Porto foi rapidamente comparado à Chicago de Al Capone, os arautos do costume falaram em máfias, e repisou-se o novo estereótipo que querem impor aos tripeiros, uma verdadeira pentalogia do crime: Futebol, Câmaras municipais, Negócios da noite, Ministério Público, e Polícia.

    Se há algo que salta à vista é a dupla ética dos meios de comunicação social. A violência habitual em Lisboa é tratada como uma coisa típica de uma grande metrópole, própria do desenvolvimento. A violência esporádica (pois não é habitual) no Porto, muito menor que em Lisboa, é tratada como uma coisa siciliana, própria de uma região sub-desenvolvida povoada por gente mafiosa.

    Obviamente que isto são ideias que só poderiam vir de mentes peregrinas que vivem noutro mundo. As discotecas são um negócio excelente para lavar dinheiro (alguém passa factura?). A consequência é simples: tendem a ser dominadas pelo sub-mundo do crime. Mas os "iluminados" pensam que isso só acontece na terra dos outros.

    Hoje, pelos vistos (infelizmente), os problemas com seguranças de discotecas voltaram a acontecer. Desta vez em Lisboa. Pergunto-me então se somos todos metrópole ou Sicília. Uma coisa é certa. Os arautos do costume não se atreverão a comparar a capital com Chicago, nem a falar de máfias a controlar a noite.

    Por vezes pergunto-me se as gentes do Norte conseguem perceber a discriminação que sofrem nos meios de comunicação social (ainda por cima nos públicos, pagos por todos nós). Encontrei a resposta na leitura destes comentários. Os nortenhos não andam a dormir.

    Recordo-me ainda do ex-ministro Fernando Gomes (e ex-presidente da CMPorto). Foi completamente perseguido pela imprensa por duas razões: por dispensar os cerca de 40 assessores de imprensa (grande poupança de custos) e por ser do Porto (e do FCP). A criminalidade não subiu, mas as notícias de crimes (sempre na linha de Sintra) não pararam enquanto ele não foi "remodelado". Até a Lídia Franco veio para os telejornais dizer que achava que a tinham querido violar.

    A linha de Sintra ainda lá está, e a Lídia Franco continua... Mas agora surgiu uma nova onda de crime, que percorre as duas maiores cidades portuguesas. Começou desde que o Ministro Rui Pereira tomou posse. Pela mesma razão, os Media já deveriam estar a pedir a sua cabeça. Ah, mas falta a outra razão: ele não é do FCP...

    Não sou ingénuo: a culpa não é dos lisboetas. É dos imbecis preconceituosos (e que sofrem de futebolite) que dominam a comunicação social. Ainda assim, confesso que por vezes me dói a alma de viver num país onde a xenofobia entre portugueses é tão impune, e onde a política tem mais em conta o futebol do que a justiça e o bem estar das populações.

    (Por Pedro Menezes Simoes no blogue "http://norteamos.blogspot.com/"
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub