......Que Mercado do Bolhão?
Estou muito ligado ao Mercado do Bolhão não por ter tido lá uma banca mas sim porque a minha família tinha várias sapatarias no Edificio do Bolhão mantendo-se uma relação muito amiga com as pessoas que lá trabalhavam, tinhamos naquele Edificio imensos amigos clientes,estamos a falar anos 60 na chamada Casa das Botas que juntamente com Casa Forte eram as principais referências comerciais na zona do Bolhão.
Face a tudo isto estou bastante apreensivo em relação ao futuro deste Edificio onde os políticos com as maiores das latas vão choramingar votos mas quando chega a hora da verdade esquecem-se dos abraços e dos beijos,admira-me que aquela boa gente ainda tenha pachorra para os aturar.
Quero muito bom gosto na solução final do Mercado do Bolhão,quero que o Mercado do Bolhão seja uma âncora moderna da baixa portuense,quero que os pequenos logistas da baixa portuense tenham engenho e arte para competirem com o comércio dentro do mercado,quero que os "Bolhãonenses" acompanhem os seus negocios com inovação e criatividade.
Bolhão, significa, " bolha grande ". O nome é originário do próprio local onde foi edificado o mercado, que foi construído, sobre uma nascente de água," bolhão ".
O Mercado do Bolhão , é por vezes referido como " Mercado Colorido", dado o seu ambiente ser envolvido por imensas cores que derivam da imensa quantidade e qualidades de frutos, flores, aves e verduras. Às cores, adicionam-se os odores provenientes dos já referidos, mas também, do peixe e do marisco fresco.
A tudo isto, juntam - se - lhe os sons dos pregões dos vendedores e da azáfama dos compradores, o que não deixa indiferente qualquer visitante ao local.
O Mercado do Bolhão é um excelente exemplar da arquitectura civil comercial, apresentando fortes características do estilo neoclássico tardio, sobressaindo a sua monumentalidade pelos torreões nas suas esquinas que contrastam com as suas linhas horizontais marcadas nas superfícies das fachadas.
O Mercado do Bolhão, encontra-se infelizmente muito degradado, e já desde 1992 que se pensa na sua reabilitação.
O Mercado do Bolhão é um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto, ganhando ainda mais notoriedade por ser lá, na companhia daquela boa gente, que o nosso Blogue começou a andar.
A CMP, recorreu na decada de 90, a um concurso público internacional. O projecto vencedor, do arquitecto Joaquim Massena, mantinha vivo o tecido físico do mercado, com novos conceitos de usos do mercado, com novas funções e novos horários de funcionamento.
Apesar de o projecto vencedor ter sido distinguido pelo seu mérito,nunca chegou a avançar por falta de interesse político.
Em 2007, a Câmara do Porto, decidiu abrir um novo concurso público de concepção/construção, deixando de parte a hipótese de Reabilitação do Bolhão.
O concurso, admite a entrega do Mercado do Bolhão para exploração a privados, durante meio século (50 anos), e a empresa imobiliária vencedora, TramCom (holandesa) refere em praça pública que o seu projecto prevê a demolição de todo o interior do Mercado do Bolhão, deixando só as fachadas, o que está a provocar muita contestação.
Prevê também habitações de luxo, hipermecado e centro comercial, deixando para uma pequena percentagem, cerca de 3%, o comércio tradicional.
A seguir vamos ao Mercado do Bom Sucesso, outro espaço fascinante,numa zona nobre da cidade apesar de "vizinho" de Torres de muito, muito mau gosto...
Até já
Mário Rui Cruz