Ser anjo da Guarda ,sem ser anjinho...
Para aqueles , apesar de tudo poucos , que se queixam que só defendo o Porto e que não penso no resto do país , porque gostaria que o Porto pudesse ser uma outra Lisboa , tenho hoje uma notícia que não é animadora.
Na companhia de mais onze portugueses de proveniências várias , tive ontem o grato prazer ( e na verdade a honra ) de assinar um compromisso pela Cidade da Guarda em que todos fomos investidos pelo seu Presidente de Câmara como embaixadores da Guarda , prometendo colaborar activamente na promoção da região em parceria com os agentes e instituições locais.
Descontando o meu potencial contributo pessoal que será o melhor que eu puder , mas sempre menor do que o das altas individualidades que me acompanham nesta nobre missão , este é o tipo de iniciativas porque me pelo.
Uma cidade e uma região que distam da capital praticamente o mesmo que o Porto , mas já são parte integrante da Região Centro e têm as mesmas , ou ainda mais razões de queixa de um poder excessivamente concentrado na capital , são tudo o que me apetece defender e ajudar , nem que para isso seja preciso fazer , como fiz , uma directa , para não faltar ao compromisso assumido.
Como disse e muito bem um dos directores do Clube Escape Livre , da Rádio Altitude , cujos 35 anos de emissões propiciaram esta ida à Guarda, ser anjo da Guarda é muito diferente de ser anjinho. Trata-se de aproveitar as oportunidades para maximizar a promoção de uma Região que apesar de ser a mais alta do país continua a ser olhada de alto pelos senhores da capital.
No fundo pede-se a estes novos embaixadores da região da Guarda que nos seus terrenos pessoais e profissionais sigam o exemplo do Luis Celínio , do Jorge Antunes e da sua equipa do Escape Livre que , estejam onde estiverem , defendem o bom nome da Guarda , dos seus produtos e das sua gentes , das suas empresas e das suas potencialidades turísticas , porque se não forem eles a fazê-lo , ninguém o fará por eles.
Como de resto acontece com toda a paisagem que é o resto do país que não é Lisboa....
Exército de Salvação Nacional
Batalhão Bússola
Posto avançado da Guarda
Manuel Serrão