Arte em Nova York
Em Nova York, projeto de Frank Lloyd Wright impressiona pela inovação.
De início, os artistas temiam que a arquitectura espectacular acabasse colocando as próprias obras em segundo plano. "Pelo contrário", respondeu Wright às suas críticas. "Edifício e pinturas constituem juntos uma sinfonia ininterrupta, belíssima, nunca vista antes no mundo da arquitectura ." Mas Wright não pôde comprovar sua opinião. Quando a construção foi concluída, em 1959, tanto o arquitecto quanto seus empregados já haviam falecido.
Anos mais tarde, constatou-se que não apenas a estrutura externa da construção era ousada, assim como sua estática. Pouco após a conclusão das obras, o edifício já apresentava rachaduras.
Desde 2005, o prédio passa por um conjunto de restauros.
O Guggenheim de Nova Iorque acolhe actualmente uma retrospectiva do artista chinês Cai Guo-Qiang Quanzhou , 1937), na qual se exibem mais de 80 obras realizadas entre 1980 e os nossos dias. A exposição apresenta-se sob o título “I want to believe ”, uma clara alusão a algumas das ambiguidades próprias da sua ocupação artística, assim como à curiosidade que sente por conhecer e decifrar o universo e a sua componente espiritual, questionando-se sempre a situação social estabelecida. Nesta exposição, tal como em todo o seu trabalho, Guo-Qiang apresenta a criação artística como uma experiência que consiste em mostrar aquilo que está oculto, o que existe para além de toda a crença. Para isso, aborda distintos tópicos extraídos do folklore , do feng-shui , da medicina chinesa, dos mitos ou contos de fadas, assim como temas relacionados com o big bang ou o apocalipse nuclear. No início da sua carreira, pelos anos 80, Guo-Qiang começa a criar os seus famosos desenhos realizados através de explosões de pólvora - alguns deles exibem-se agora na mostra -, com os quais consegue transmitir a espontaneidade própria dos fenómenos naturais. Partindo destas peças, o artista logo se centra nas explosões em si mesmas, que realiza para eventos pontuais como bienais de arte. As primeiras apenas duravam uns segundos, enquanto que na actualidade, graças a um equipamento multidisciplinar e ao apoio tecnológico, as suas explosões podem chegar a prolongar-se durante vinte minutos. A exposição conta também com um grande número de fotografias que imortalizam alguns destes eventos, como The Century with Mushroom Clouds:
Project for the 20th Century (1996) ou Tornado: Explosion Project for the Festival of China (2005). A sua sensibilidade funde-se com os seus princípios estéticos e a importância que confere ao espaço, dando lugar a peças muito dinâmicas das quais se vale para abordar alguns temas polémicos, como a queda do muro de Berlim ou os atentados terroristas. |