Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Bússola

A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.

Pequenos Sinais de Resistência..

George Soros que como se recordam foi Nobel da Economia, veio esta semana afirmar que a crise em que o Mundo mergulhou está ainda no começou e se aguarda por cenários mais recessivos da economia americana, com dinâmicas negativas especialmente na Europa.

A nossa marginalidade num mundo tão crescentemente globalizado, é afinal o principal fundamento da enorme impotência que sentimos em lutar por um futuro mais risonho. De facto hoje, mais do que nunca, o desempenho da nossa pequena loja comercial é rapidamente condicionado por coisas aparentemente tão distantes com o sub-prime ou  a alta imparável do preço do petróleo.

Como dizia recentemente Daniel Bessa , a boa noticia, é que ainda podemos (e devemos) ir trabalhar no dia seguinte.

Para uma ajuda anímica a todos quantos retomam o trabalho amanhã de manhã aqui ficam alguns sinais recentes deste Norte empreendedor que mostra o que vale precisamente nas alturas difíceis:

1.      Uma empresa de Vila do Conde a “Caiaques Nelo”, fundada por Manuel Ramos, o primeiro campeão português de canoagem, fabrica artesanalmente cerca de 3.000 barcos por ano, sendo a principal fornecedora de caiaques para as selecções olímpicas que estarão em Tóquio nas próximas Olimpíadas. A empresa de Mosteiró fornece mais de 70 Países diferentes e espera ganhar com os seus barcos artesanais cerca de 70% das medalhas que estarão em disputa nestes Jogos Olímpicos;

2.      A Mobicom, uma empresa de Braga fundada em 2000 por Carlos Oliveira (que acabara no ano anterior o curso de engenharia Informática), foi comprada apenas oito anos depois pela gigante Microsoft. A empresa de Bill Gates, não hesitou em apostar em Carlos Oliveira que promete criar no Norte de Portugal um Centro de Inovação para a área das comunicações;

3.      O Grupo Lágrimas, da Família Júdice anunciou ter concluído até ao final do ano um Hotel Design no Douro. O Hotel que por ficar a 41 KM do Porto (em Castelo de Paiva) se chamará Douro 41 foi desenhado por Paulo Serôdio fica mesmo com “os pés” mergulhados nesse magnífico rio Douro;

4.      A Efacec, ganhou o contrato da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos no valor de 80 milhões de euros;

5.      O mesmo valor de 80 milhões de euros a que ascenderam as adjudicações ganhas esta semana pelo Grupo Mota na Europa Central;

6.      Manuel Pinho decidiu sediar no Norte o novo Pólo de Competitividade da Moda que reúne a Fileira Textil, Vestuário e Calçado. Depois do Pólo da Saúde liderado por Luis Portela, este é o segundo Pólo de Competitividade anunciado para o Norte do País;

7.      Foi decidido instalar num Concelho do Norte, ainda a designar, o novo consórcio da gigante Intel para o fabrico de computadores;

8.      Finalmente, a líder da Oposição Manuela Ferreira Leite, brindou aos deputados do seu grupo parlamentar, no aniversário de Guilherme Silva, não com sumo de laranja como se poderia prever, mas com ….. um promissor vinho do Porto;

E pronto, apesar da crise aqui ficam boas inspirações para uma boa semana de trabalho.

 

António de Souza-Cardoso

 

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    FJT 28.07.2008

    Continuação .....

    Mas eis que o Governo cai e batem à porta novas eleições. Socialistas aparecem nas sondagens como vencedores antecipados. O que faz o "ilustre" professor? Pede maioria absoluta para os socialistas, cuja primeira figura era o Ministro modelo do Governo que ele tanto criticara. Logo aí correm rumores de que tal apoio seria em troca de um Ministério.

    Qual virgem ofendida, vem repudiar tais acusações, transmitindo aos portugueses a sua imparcialidade, dizendo que o fazia porque era o que entendia melhor para Portugal.
    Porém, coincidência das coincidências, o PS ganha as eleições e Freitas do Amaral é indicado para Ministro dos Negócios Estrangeiros. Segundo ele "porque o país precisa se todos e este é o momento exacto de dar a cara". Pois, coincidência que tenha sido o único cujas origens remontem a outro partido ou forma de pensamento e que tenha sido convidado para este Governo. Coincidências.

    Começa a legislatura. Quem é o Ministro que mais erros comete? Coincidência das coincidências. É o Ministro dos Negócios Estrangeiros, que por acaso se chama Freitas do Amaral. No Governo, o 1.º Ministro já não sabe o que fazer com ele, mas a bem da estabilidade (e para não ser comparado com o menino Guerreiro Santana Lopes), não o demite... Espera mais uns tempos, até que... Coincidência das coincidências... Freitas do Amaral tem uma intervenção cirúrgica marcada inadiável (deve ter sido a uma unha encravada), pelo que tem de sair do Governo.

    O País engole e a caravana de Freitas continua...
    A coerência é o melhor dos atributos de Freitas...

    Agora o parecer. Um parecer pedido pela FPF ao "ilustre" professor. Como instituição de utilidade pública, a FPF resolve atribuir a responsabilidade de elaboração de um parecer a pessoa que, sem Ministério nem ONU, precisa de uma "espécie" de rendimento mínimo.

    Freitas, o Rei da Coerência, o "ilustre" Professor não faz um parecer, mas antes um julgamento sumário, extravasando as funções em que foi confiado. Porém aqui não há abuso de poder. Há uma decisão moral e coerente, aliás, como é apanágio de Freitas.
    Qual ilustre jurista que considera a decisão dos 5 estarolas como válida e que, como tal, considera que tais decisões são "definitivas, constituem caso julgado, foram notificadas às partes e demais interessados, e são por isso obrigatórias para todos, sem necessidade (ou possibilidade) de homologação ou qualquer outro acto complementar".

    Assim, segundo este "ilustre" jurista, ao arrepio de tudo o que aprendi na faculdade, a decisão administrativa é definitiva e transitada em julgado, mesmo tendo sido sujeita a impugnação nos Tribunais Administrativos e Fiscais. Mesmo sabendo-se que a alteração pode ser decidida de outra foma pelos Tribunais.
    Mais, isto é dito mesmo sabendo-se da decisão deste Tribunal, nos autos de um procedimento cautelar, de suspensão das decisões.

    Mas há mais. Segundo o "doudo" parecer, "a decisão de suspender preventivamente o presidente do CJ das suas funções, embora afectada por irregularidades formais importantes, sendo meramente anulável, é eficaz e obrigatória para o seu destinatário, pelo menos enquanto não for suspensa ou anulada, quer por efeito automático decorrente da lei, quer por decisão do tribunal administrativo competente". Ora repita lá? A providência cautelar não suspendeu essas decisoes? Não foi esse o pedido feito ao Tribunal e que, por acaso, foi feito e que lhe foi dado conhecimento?

    Coincidências? Não, meus caros, diria que apenas são coerências, aliás, como há muito estamos habituados a ver no "ilustre" professor Freitas do Amaral.

    Querem mais coincidências?

    Elas existem, ma deixarei para outras calendas...

    E a minha última pergunta? Porque não escolheram o ilustre Marcelo Rebelo de Sousa para fazer o parecer? Será pelo facto de já ser conhecida a resposta e esta não interessar ou será que este "ilustre", dada a sua coerência ao longo dos tempos, era o que mais convinha?"

  • Sem imagem de perfil

    Benenoso 28.07.2008

    Acho eu que se o parecer fosse pedido a Marcelo Rebelo de Sousa, o resultado seria básicamente o mesmo.

    MRS, faz sempre um parecer favorável ao cliente. Ora o cliente não era nem o Boavista nem PC, mas sim a FPF.

    Não sou admirador de Freitas do Amaral em questões de política, mas em termos de credibilidade, acho que o prefiro a MRS.

    É conhecida a "história" de pareceres favoráveis a duas pessoas em contencioso, que se descobriu quando um exibe o parecer que lhe dava razão, e o segundo apresenta outro do mesmo MRS, onde também lhe é reconhecida razão. MRS, deve seguir à risca a máxima: "o cliente tem sempre razão".

    Na época passada, sobre o caso Gil Vicente, no seu programa na RTP, MRS numa semana acha correcto o Gil Vicente recorrer aos tribunais civis, e na seguinte depois da ameaça da UEFA; vem dizer que o Gil Vicente fizera mal em recorrer aos tribunais pois os organismos internacionais que tutelam o futebol proibiam tal possibilidade.

    Claro que depois de conhecido o parecer de FA, qualquer adepto portista preferia qualquer outro jurista. Talvez um Gonçalves Pereira.
  • Sem imagem de perfil

    Xico 28.07.2008

    Como o Fernando José Tavares é jurista e me parece que o Benenoso não é, não sei porquê, mas juntando isso ao facto de o Freitas ter o percurso sinuoso que tem, tendo a dar razão ao FJT.

    Um homem que foi enxovalhado pelo Mário Soares nas presidenciais e depois até lhe escreveu um livro, ou terá sido um prefácio? Não sei, mas não me merece muita credibilidade...
  • Sem imagem de perfil

    bimbo 28.07.2008

    Nessas Presidenciais, o Mário Soares ganhou bem, mas foi à tangente. Não foi nenhum enxovalho.
  • Sem imagem de perfil

    Xico 29.07.2008

    Bimbo

    Não sei que idade tens. Participei activamente nessa campanha a apoiar o Freitas, disso me arrependi amargamente, o homem não era o que parecia.

    O Soares ganhou à tangente graças ao engolimento de sapos pelos comunistas.

    O que eu quero dizer com enxovalhado foi o tratamento que Soares deu a Freitas, chamou-o de chato, levou para a campanha argumentos baixos para deitar abaixo o adversário. Fez de tudo, e anos depois o Freitinhas é muito amigo dele, só isso.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2009
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2008
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2007
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub